Dificuldades Escolares
O que são Dificuldades de Aprendizagem?
Dificuldades de aprendizagem referem-se a um conjunto de problemas que afetam a maneira como a criança processa informações, resultando em desafios na fala, soletração, escuta, leitura, escrita, raciocínio, organização de informações ou realização de cálculos matemáticos, tendo impacto no desempenho escolar. Podem causar riscos educacionais ou necessitar de apoio educativo especial. Cada caso deve ser abordado individualmente, pois as manifestações variam de criança para criança.
Essas dificuldades interferem na capacidade do cérebro de receber, processar, armazenar, responder e comunicar informações. Não constituem uma doença única, mas sim um grupo de perturbações.
Importante diferenciar dificuldades de aprendizagem de défices intelectuais ou autismo. Crianças com dificuldades de aprendizagem possuem inteligência média ou acima da média, mas enfrentam problemas na aquisição de habilidades essenciais para o desempenho académico, social e profissional.
Sintomas
Os sintomas variam conforme a idade e a apresentação. Pais que suspeitem de dificuldades de aprendizagem devem observar e compartilhar as suas preocupações com professores e médicos para que seja realizada uma avaliação adequada. A característica principal é uma disparidade entre o desempenho esperado e o real. As dificuldades podem ser leves ou graves, e frequentemente coexistem com o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH).
Causas
As causas exatas não são bem compreendidas, mas acredita-se que sejam de origem neurobiológica, relacionadas a diferenças na estrutura ou funcionamento cerebral. A hereditariedade pode ter um papel, já que há famílias com múltiplos casos. Outros possíveis fatores incluem doenças ou traumas durante a gravidez, uso de álcool ou drogas na gestação, prematuridade, baixo peso ao nascer, e partos prolongados. Doenças graves, traumatismos cranianos ou exposição a toxinas após o nascimento também podem contribuir.
Diagnóstico
O diagnóstico é realizado através de uma avaliação abrangente com informações de diversas fontes, como pais, professores, médicos, psicólogos ou terapeutas da fala, além do próprio indivíduo. Apenas essa abordagem pode identificar corretamente a dificuldade de aprendizagem.
Tratamento
O tratamento envolve adaptar a instrução para potencializar a aprendizagem e superar as dificuldades. As estratégias variam conforme o tipo de dificuldade e suas manifestações, e devem incluir a família, professores e equipas especializadas. Manter a autoestima das crianças e prevenir depressão ou ansiedade é essencial.
Prevenção
Embora as dificuldades de aprendizagem não possam ser prevenidas, a identificação precoce e o apoio de profissionais qualificados são fundamentais para alcançar bons resultados e melhorar a qualidade de vida. Mesmo que acompanhem a pessoa por toda a vida, isso não impede a realização dos seus objetivos.